quinta-feira, 23 de julho de 2009




UM DIA DE FORTES EMOÇÕES PARA OS ADEPTOS DA BICICLETA

À semelhança das grandes Voltas, como o Tour de França e a Vuelta a Espanha, também a Volta a Portugal destina um dos dias (naturalmente, o de descanso) aos apaixonados do ciclismo, antigos praticantes e populares, promovendo a designada "Etapa da Volta".

A iniciativa foi lançada em 2007 e alcançou tal sucesso que se repetiu o ano passado e, tudo o indica, conquistou lugar permanente no programa da Volta a Portugal.

No primeiro ano a acolhedora cidade de Fafe, em dia de descanso da Volta, viveu intensamente, em ambiente de particular entusiasmo, a recepção aos cerca de quinhentos participantes que aceitaram o desafio de experimentarem ao vivo a sensação de disputarem uma etapa da Volta.

Em 2008 esta grande jornada de ciclismo, aberta à participação popular dos adeptos da bicicleta com mais de 14 anos de idade, teve por cenário a cidade de Viseu, onde a Volta teve o dia de descanso. As inscrições cresceram ultrapassando os quinhentos inscritos, muitos deles envergando a camisola oficial com as cores do evento, numa inequívoca confirmação do sucesso da Etapa da Volta RTP. O ponto de partida para os 90 quilómetros foi a Avenida da Europa, saindo os corredores em direcção à Serra do Caramulo.

Tiago Ferreira, campeão nacional de Cross Country Sub 23, em 2008, cotou-se como o mais rápido dos 403 classificados que completaram a subida de quase dez quilómetros, entre Campo de Besteiros e a vila do Caramulo, considerada a "prova de superação pessoal". Seguiu-se o caminho de regresso a Viseu e à emblemática Avenida da Europa, onde esta jornada, de muitas emoções, terminou em ambiente de animada confraternização.

A Etapa da Volta conquistou um lugar cativo no programa da Volta a Portugal porque assim o exigem os amantes da bicicleta que, no acto da inscrição, recebem um 'kit' completo de participante, no qual se destacam a camisola oficial do evento e diversos brindes, significativas recordações de um dia muito especial.

Sem comentários: